Licenciatura em Informática
Formulário de Apresentação de Atividades
Código da Disciplina: D09
Nome da Disciplina: Didática e Metodologia de Ensino
Natureza: Obrigatória
Carga Horária Total (horas): 90
Carga horária da atividade (horas): 28
Polo de Apoio Presencial da UAB e turma: Rio Verde – Turma I
Nome das alunos: Andreia Pereira Escarião Tomasi , Elen Solange Pires Cabral,
Luciana Maria Borges, Luzimar Parreira Guimarães, Sandra Márcia Bueno Soares
Tutor a Distância: Leandro Pedrosa
Tutor Presencial: Uesley Fernandes de Sousa
ED – Plano de Aula
Apresentação da Atividade
• Tipo de atividade: ED (Plano de Aula)
• Atividade: D09_ ED03
• Período para atividade: 26/03/11 a 11/05/11
• Pontuação: 04 pontos
Plano de Aula – 6º Ano – Ensino Fundamental
Área do conhecimento: Ciências
Tema: Consumo e desperdício de energia
Objetivos:
· Despertar o interesse sobre o uso e o consumo de energia elétrica.
· Entender como o desperdício de energia pode afetar o bem-estar e a saúde humanos.
Conteúdos:
· Energia.
· Eletricidade.
Tempo estimado: duas semanas.
Material necessário: folha de papel reciclado, lápis, cartolinas, canetões, fita adesiva.
Desenvolvimento:
· Diagnosticar o conhecimento do educando sobre o uso doméstico de energia elétrica;
· Levar o aluno a refletir, através de debates, sobre a necessidade de equipamentos elétricos;
· Comentar que a produção mundial de energia elétrica tem crescido mais do que a população;
· Pedir para que os alunos tragam de casa uma conta de energia elétrica e orientá-los a interpretar as informações contidas nela;
· Solicitar uma pesquisa aos educandos sobre os aparelhos que consomem mais energia e listar aqueles presentes em sua casa;
· Baseando-se nos resultados da pesquisa, perguntar aos alunos quais medidas poderiam ser tomadas para reduzir o consumo de energia em sua residência, evitando seu desperdício;
· Elaborar um mural com cartazes informativos sobre a pesquisa realizada e sobre ações que cada um pode realizar, no sentido de evitar o desperdício de energia elétrica, expondo essas informações para que todos na escola possam visualizá-las.
Avaliação:
Será realizada ao longo das aulas, analisando a participação dos educandos e ao final, ocorrerá um círculo de discussões a respeito do assunto abordado, solicitando a eles que exponham suas idéias iniciais e as confrontem com as conclusões obtidas durante a realização da atividade.
Mensagem de Otimismo
ResponderExcluirO Vencedor e o Perdedor
Um vencedor é sempre parte da resposta
Um perdedor é sempre parte do problema
Um vencedor possui sempre um programa
Um perdedor possui sempre uma desculpa
Um vencedor diz "Deixe-me ajudá-lo"
Um perdedor diz "Não é minha Obrigação"
Um vencedor vislumbra uma resposta
para cada problema
Um perdedor vê todos os problemas,
sem Resposta
Um vencedor diz "Pode ser dificil, mas
não impossivel"
Um perdedor diz "pode ser possivel,
mas é dificil"
Um venvedor entende que sem Deus
não poderá encontrar-se com o melhor,
para a sua Vida.
Um perdedor crê que pode viver sempre
baseado em seus Recursos póprios e seu
orgulho pessoal.