"Muitos pais, em nome do amor, deixam de cobrar coisas que precisam cobrar e ficam poupando os filhos; o amor é poupar, nessa linguagem de excesso de amor estraga. O verdadeiro amor tem que educar a outra pessoa e, para educar, muitas vezes, é preciso ajudar a organizar a vida, ajudar o filho a fazer o que ele é capaz. Mas os pais ficam poupando e acabam estragando seus filhos, em vez de ajudá-los..." (Frases e Pensamentos de Içami Tiba)


"O sucesso e a felicidade não dependem somente de uma pessoa fazer o que gosta. Entendendo que esta pessoa seja competente, disciplinada, ética, criativa, com iniciativa e cidadã. O sucesso e a felicidade dependem também da pessoa saber lidar com o que não gosta. Pois o que a pessoa gosta traz também algo que ela não gosta. Se as pessoas largarem o que gostam por não saberem lidar com o que não gostam, elas vão restringindo cada vez mais os seus campos de ação. Pessoas de sucesso e felizes não têm portas fechadas à sua frente. Acompanhando os jovens percebo que eles são capazes de largar uma faculdade por não conseguir superar suas dificuldades com uma ou outra matéria, outros largam seus sonhos por não conseguir estabelecer uma estratégia de realização. Esses são algumas das conseqüências de uma educação muito permissiva que aceita que os filhos não cumpram suas tarefas até o fim. Os pais destes jovens tomaram para si a responsabilidade de deixarem os filhos fazerem o que tiverem vontade. Assim, deixaram de preparar os filhos para a vida. O sucesso não é o que a própria pessoa se apregoa. O sucesso é o reconhecimento que outras pessoas lhe dão. Felicidade é uma sensação interior que se aprende a desenvolver, curtindo o que tem, sem ficar chorando pelo que não tem..." (Frases e Pensamentos de Içami Tiba)

terça-feira, 19 de abril de 2011

PLANO DE AULA - DIDÁTICA


Licenciatura em Informática
Formulário de Apresentação de Atividades

Código da Disciplina: D09
Nome da Disciplina: Didática e Metodologia de Ensino
Natureza: Obrigatória
Carga Horária Total (horas): 90
Carga horária da atividade (horas): 28

Polo de Apoio Presencial da UAB e turma: Rio Verde – Turma I

Nome das alunos: Andreia Pereira Escarião Tomasi , Elen Solange Pires Cabral,
                            Luciana Maria Borges, Luzimar Parreira Guimarães, Sandra Márcia Bueno Soares
Tutor a Distância: Leandro Pedrosa
Tutor Presencial: Uesley Fernandes de Sousa


ED – Plano de Aula

Apresentação da Atividade
Tipo de atividade: ED (Plano de Aula)
Atividade: D09_ ED03
Período para atividade: 26/03/11 a 11/05/11
Pontuação: 04 pontos

Plano de Aula – 6º Ano – Ensino Fundamental

Área do conhecimento: Ciências

Tema: Consumo e desperdício de energia

Objetivos:
·        Despertar o interesse sobre o uso e o consumo de energia elétrica.
·        Entender como o desperdício de energia pode afetar o bem-estar e a saúde humanos.

Conteúdos:
·        Energia.
·        Eletricidade.

Tempo estimado: duas semanas.

Material necessário: folha de papel reciclado, lápis, cartolinas, canetões, fita adesiva.

Desenvolvimento:
·        Diagnosticar o conhecimento do educando sobre o uso doméstico de energia elétrica;
·        Levar o aluno a refletir, através de debates, sobre a necessidade de equipamentos elétricos;
·        Comentar que a produção mundial de energia elétrica tem crescido mais do que a população;
·        Pedir para que os alunos tragam de casa uma conta de energia elétrica e orientá-los a interpretar as informações contidas nela;
·        Solicitar uma pesquisa aos educandos sobre os aparelhos que consomem mais energia e listar aqueles presentes em sua casa;
·        Baseando-se nos resultados da pesquisa, perguntar aos alunos quais medidas poderiam ser tomadas para reduzir o consumo de energia em sua residência, evitando seu desperdício;
·        Elaborar um mural com cartazes informativos sobre a pesquisa realizada e sobre ações que cada um pode realizar, no sentido de evitar o desperdício de energia elétrica, expondo essas informações para que todos na escola possam visualizá-las.

Avaliação:
Será realizada ao longo das aulas, analisando a participação dos educandos e ao final, ocorrerá um círculo de discussões a respeito do assunto abordado, solicitando a eles que exponham suas idéias iniciais e as confrontem com as conclusões obtidas durante a realização da atividade.



Um comentário:

  1. Mensagem de Otimismo

    O Vencedor e o Perdedor

    Um vencedor é sempre parte da resposta
    Um perdedor é sempre parte do problema

    Um vencedor possui sempre um programa
    Um perdedor possui sempre uma desculpa
    Um vencedor diz "Deixe-me ajudá-lo"
    Um perdedor diz "Não é minha Obrigação"

    Um vencedor vislumbra uma resposta
    para cada problema
    Um perdedor vê todos os problemas,
    sem Resposta

    Um vencedor diz "Pode ser dificil, mas
    não impossivel"
    Um perdedor diz "pode ser possivel,
    mas é dificil"

    Um venvedor entende que sem Deus
    não poderá encontrar-se com o melhor,
    para a sua Vida.

    Um perdedor crê que pode viver sempre
    baseado em seus Recursos póprios e seu
    orgulho pessoal.

    ResponderExcluir